domingo, 26 de abril de 2009

Em Busca de BP, Parte I: Caminhada Santo da Serra - Portela

No passado dia 25 de Abril, o Grupo Explorador 55 saiu da Cabana em direcção ao Santo da Serra, com o objectivo de iniciar a primeira caminhada na procura de BP, que veio a terminar na Portela. Estava previsto começá-la no Ribeiro Frio, mas o troço encontra-se encerrado para manutenção. Assim, começamos a nossa caminhada na manhã de Sábado, com alguns salpicos de chuva e muito frio à mistura. O frio desapareceu mal começamos a caminhar. O percurso é muito simples de fazer e ficou concluído em 3 horas.
Ao longo do percurso, fomos sempre lado a lado com a levada e à sombra da floresta que cobre a vereda. Mas, mesmo a meio da natureza, encontramos traços da civilização. Infelizmente...Devido à chuva intensa que caiu no dia anterior, a Vereda encontrava-se com poças de água, o suficiente para ficarmos todos salpicados de lama, mas valeu a pena.
Por entre algumas abertas da vereda foi possível vermos paisagens bem bonitas. Uma delas foi quando chegamos a uma espécie de miradouro, onde avistamos o Faial e o Porto da Cruz. Bem bonito! Dali para a frente, já não levou muito tempo até que terminássemos a caminhada.
Chegados à Portela, ficamos a saborear a vista do miradouro, mais uma vez, sobre o Porto da Cruz. Dali partimos para mais uma aventura, mas de autocarro, em direcção ao Funchal.
Correu tudo bem e toda a gente parece ter gostado. Infelizmente, não conseguimos nenhuma pista desta vez. :-( Esperamos ansiosos pela próxima caminhada, não?